chiqdasilva , bioclimatica plugin

A Chiq da Silva assume o desafio de trabalhar com as diferentes soluções populares para a habitação, focando principalmente a reabilitação de edifícios ociosos ocupados por moradores sem-teto.

Recentemente no Brasil, são vários os edifícios construídos com pouca ou nenhuma preocupação com conforto ambiental. Em um país de clima quente, tal negligência pode causar diversas mazelas não só aos habitantes quanto à cidade. Quando uma fachada é mal protegida da incidência solar, os cômodos que se abrem para ela ficam super aquecidos, e geralmente, as pessoas que os ocupam recorrem a recursos internos que acabam piorando a situação. Cortinas e persianas, mesmo vazadas, bloqueiam em parte a ventilação natural e a entrada de luz, fazendo com que o consumo de energia, proveniente do uso de iluminação artificial e ventiladores ou ar condicionados, aumente exponencialmente.


Este era um dos problemas a ser enfrentado na Ocupação Chiquinha Gonzaga A fachada posterior é voltada para o Noroeste, uma orientação problemática, pois recebe intensa incidência solar na maior parte do dia, inclusive de raios mais horizontais no final da tarde.

Como solução foi criado um elemento de sombreamento vazado a ser acoplado à fachada – a fachada PLUG-IN, nome dado em homenagem à Plug-in city, do grupo Archigram. Era importante manter a vista dos apartamentos, iluminação natural indireta e a maior ventilação natural possível, por isso optou-se por uma esquadria basculante com pequenos brises. Tal elemento configura uma nova fachada para o edifício quebrando a monotonia da fachada anterior, trazendo a oportunidade de trabalhar a comunicação com a cidade.O espaço criado entre a nova fachada e a antiga foi projetado de modo abrigar um varal de roupas ou uma jardineira; usos que eram improvisados inadequadamente dentro dos pequenos apartamentos. O espaço entre as duas fachadas pode ser também utilizado como suporte para condensadores de ar condicionado hoje espalhados improvisadamente em fachadas dos edifícios da cidade.



O Texto foi extraído do site do Chiq da Silva, projeto que vale a pena conhecer, link : http://www.chiqdasilva.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=86:fachada-plugin&catid=1:projetos&Itemid=2