masdar city, abu dhabi - cidade sustentável

A incorporação da sustentabilidade na urbanização e planejamento do desenvolvimento de cidades interfere diretamente nas mudanças climáticas. A infraestrutura utilizada nas cidades está ligada diretamente a utilização massiva de recursos naturais. Esta utilização pode acontecer de 2 maneiras: cíclica ou linear. A utilização linear é a simples retirada do recurso da natureza e devolução ao ambiente de maneira transformada. Por exemplo, utilização de carvão para produção de energia e lançamento de GEE (gases efeito estufa) na atmosfera. A cíclica é quando utilizamos a saída como entrada de outro processo. Por exemplo, quando utilizamos resíduos orgânicos para geração de energia ou adubo. O resíduo que ficaria inerte em um aterro sem nenhuma outra utilização torna-se uma entrada do sistema energético ou do sistema agrícola. Esse é um dos princípios básicos da sustentabilidade e as cidades como organismo de fluxos diversos possui grande potencial para aproveitamento desta ferramenta.   




O atendimento à este conceito pode ser pós ou pre existência da cidade. Sempre é mais fácil quando este assunto é pensado na concepção da cidade, o que é o caso de Masdar City, uma cidade concebida com este e outros princípios de sustentabilidade. O objetivo é que seja um centro global onde as energias renováveis tenham campo para prosperar além disto, vários sistemas como energia, água, transporte, resíduos, construções e urbanização foram repensados e adaptados visando um consumo menor e o bem estar da população.



A estrutura urbana e as edificações foram projetadas dentro dos conceitos milenares típicos do clima quente e seco com ruas estreitas, bastante sombreamento, inércia térmica, muxarabis e muita água e verde para estabilizar o clima. Falando assim, visualizamos uma cidade antiga, mas Masdar City é totalmente inovadora tanto em projeto como em gestão.



É possível ver painéis solares por todos os lados além da usina central que já funciona, o sistema de transporte também utiliza a energia como fonte. Os painéis algumas vezes ganham outras funções como protetores solares.










O projeto é do escritório Foster + Partners. Após a execução, os projetistas foram até o local para acompanhar se o que foi projetado realmente funcionava e realizaram diversas medições e conseguiram a redução de alguns graus quando compararam com outras cidades árabes.  


http://www.masdarcity.ae/en/27/what-is-masdar-city-/