sistemas passivos e ativos . arquitetura bioclimática

A arquitetura bioclimática tem como principal objetivo utilizar todas os sistemas passivos  sempre que possível para atingir o nível de bem estar do usuário de um edifício ou espaço urbano. Mas afinal, o que significa ser um sistema ser passivo ou ativo?

A figura abaixo ilustra bem o que significa um sistema ativo e um sistema passivo para isolamento térmico de uma área ou substância. A garrafa térmica para manter o calor concentrado internamente utiliza um material isolante de alto rendimento que não necessita da entrada de nenhum tipo de energia para acionar seu funcionamento, ou seja é um sistema passivo. Já  a garrafa elétrica, necessita de energia para manter o líquido aquecido, além disto perde muito calor pelo vidro comum, material de baixo índice de isolamento.


No caso de edificações estes sistemas passivos podem ser utilizados para resfriamento, aquecimento, iluminação, ventilação entre outros. Os sistemas passivos definem a qualidade de um projeto, uma vez que ele consiga integrar todo seu  potencial pode gerar de 30% a 60% de redução de consumo de energia, água e materiais de uma edificação.