DPE- Diagnóstico de Desempenho Ambiental

Quando alguém for procurar uma casa ou apartamento para comprar ou alugar na França receberá uma etiqueta com o DPE - Diagnóstico de Desempenho Ambiental. Ela se parece com essas do PROCEL que informam qual é o consumo de energia dos eletrodomésticos. Assim, o consumidor pode optar por uma escolha consciente. No Brasil, o PROCEL já desenvolveu o programa, mas ainda não é uma realidade como acontece por lá. No anúncio do imóvel aparece a etiqueta e em alguns casos apresenta-se também a etiqueta da emissão de GEE – gases efeito estufa. Coloco abaixo alguns exemplos que encontrei nos anúncios do Le Monde e da agência imobiliária AG3.



 

O diagnóstico é realizado com base na descrição do imóvel e equipamentos consumidores de energia para aquecimento e resfriamento do ambiente interno e da água. Fotos térmicas da edificação, como a que colocamos abaixo, também fazem parte do diagnóstico. Esta foto é do próprio site do DPE - HABITAT e mostra onde se localizam as perdas de calor na edificação.


De acordo com estudos do DPE, para o clima e características construtivas das residências na França, as trocas térmicas estão distribuídas de acordo com a imagem abaixo.