local warming . senseablecitylab . MIT

O laboratório do MIT, SENSEable city, desenvolveu um estudo nomeado Aquecimento Local. Mas o que exatamente é isto, de acordo com pesquisas os sistemas de aquecimento de um edifício são responsáveis por até 20% do consumo de energia dos EUA. Isso é muito significativo, assim sendo, a ideia base é aquecer as pessoas e não o ambiente. 

Foi desenvolvido um protótipo que conta com sensores de movimento que direcionam o sistema de aquecimento para as pessoas. O princípio é pensar em sistemas inteligentes, mais eficientes, dinâmicos e na elaboração de novos conceitos para a indústria de sistemas de aquecimento. Esse protótipo sugere aquecimento para áreas internas e também externas.  Abaixo coloco imagens fornecidas pelo laboratório e um vídeo que mostra como funciona o sistema.






No caso do Brasil, o mesmo acontece em relação aos sistemas de resfriamento de ar, eles são responsáveis por uma boa parte do consumo de energia de uma edificação.  Esses princípios podem ser avaliados para novos estudos e quebras de paradigmas.