acústica para escritórios | abc

Cada vez mais nos sentimos incomodados com os ruídos quando estamos trabalhando, muitas vezes não conseguimos nos concentrar em tarefas aparentemente simples e um dos fatores desta falta de concentração pode ser o excesso de ruído no ambiente de trabalho.

O chamado abc da acústica, demonstra 3 maneiras de reduzir o ruído :

a : absorção  
através de um forro de boa qualidade de absorção, por exemplo

b : bloqueio  
 através de divisórias e do próprio layout das estações de trabalho

c : cobertura 
através de um sistema de mascaramento, como um som suave de fundo

As imagens ilustrativas são da Acoustic Comfort

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley, CA, teve como resultado o gráfico abaixo:
A zona amarela significa que a boa qualidade acústica do ambiente aumenta a efetividade do trabalho realizado, já a zona magenta significa que ela é neutra, ou seja, não aumenta nem reduz, e a zona lilás significa a porcentagem de trabalhadores que sentem que o ruído reduz sua efetividade no trabalho.

É interessante observar que os escritórios abertos tem um resultado melhor que aqueles que possuem as chamadas "baias", sejam elas baixas ou altas. Na minha opinião, esse resultado reflete um pouco da interferência do ambiente no comportamento humano.  Quando estamos em locais fechados temos um comportamento diferente de quando estamos em espaços abertos, alterando por exemplo a altura do som da nossa voz.

72% dos trabalhadores estão insatisfeitos com a privacidade de suas conversas. Universidade de Berkeley, CA

64% dos trabalhadores de escritório são interrompidos mais de 20 vezes por dia por algum tipo ruído. Brother

59% do tempo da equipe de trabalhadores é gasto tentando fazer silêncio para trabalhar focado em seu próprio espaço de trabalho. BOSTI

70% dos trabalhadores dizem poder ser mais produtivos em um ambiente com menos ruído. ASID study