sistema passivo de ventilação baseado no design de cupinzeiros | eastgate center



Geralmente quando pensamos em cupins associamos a eles a destruição de edifícios e não na sua contribuição para o design. O edifício Eastgate, um complexo de escritórios em Harare, Zimbabwe, reverteu esse pensamento e construiu um sistema de climatização baseado no sistema passivo de resfriamento dos cupinzeiros que mantém a temperatura interna do ninho com variação de um grau, durante o dia e a noite.

Os cupins constroem o Cupinzeiro formando montes que mantém uma temperatura interna constante, devido à sua estrutura e interação com o meio ambiente local. Vários fatores permitem que esses montes mantenham a temperatura interna entorno de  30°C, temperatura ideal para os fungos que os cupins cultivam, enquanto a temperatura externa oscila entre 3°C e 42°C .

Uma das estratégia de design dos cupinzeiros é a massa térmica dos montes que tem capacidade de proteger o ambiente interno do ganho de calor durante o dia através do frio acumulado durante a noite.

Outro aspecto é o estreitamento dos montes a medida que aumenta a altura do monte promovendo a liberação mais rápida do ar quente para a área externa, além de pequenas aberturas na base do cupinzeiro que permitem a entrada permanente de ar fresco e denso.




Estes princípios conduziram o projeto do Eastgate Center, construído em 1995, que utiliza cerca de 35% da energia necessária para a climatização de edifícios de escritórios convencionais, além de promover uma economia no investimento inicial para os proprietários de USD 3,5 milhões, porque eles não precisaram comprar um sistema de ar condicionado tradicional.