assadeiras recicladas em reforma de padaria polonesa | design de interiores

“ Mostre-nos o seu café da manhã, lhe mostraremos a sua cozinha. Nós somos arquitetos focados nas suas necessidades. ”

Esse é a missão do studio de arquitetura polonês mode:lina ARCHITEKCI, que projetou a reforma de uma padaria da família Bartkowscy, existente desde 1927.

Em 2014, a padaria familiar Bartkowscy com 18 lojas pela cidade criou um novo lugar com caráter único, o Doppio Cafe Bistro em Aleja Solidarności em Torun.

O encontro com a história centenária do trabalho artesanal desta família foi uma grande inspiração para o novo design de interiores.

Um aroma de pão fresco, enormes fornos e assadeiras desgastadas deixaram claro para os arquitetos que a fusão da tradição com o design moderno era a resposta.



A madeira, a cerâmica branca que reveste as parede, as assadeiras e a paginação do piso forma os elementos estruturantes para o projeto que respeitaram a cultura da família e promoveram a reciclagem de materiais que seriam descartados.

As assadeiras antigas foram reaproveitadas e receberam uma segunda vida no revestimento de paredes e luminárias.




A madeira, e o revestimento de cerâmica branca geraram a atmosfera tradicional. E esse clima é complementado pelo piso de mosaico branco e preto, que é a reminiscência de lojas antigas.