colhendo orvalho no deserto


O Besouro da Namíbia levanta suas costas contra o ar, deixando o orvalho do deserto condensar ali. Protuberâncias da sua casca armazenam as gotas de água que, em seguida, descem em direção a sua boca. O artigo sobre esse sistema foi escrito em 2001, onde os autores vislumbraram variadas aplicações de uma descoberta realizada através da observação da natureza.



A "Garrafa Dew Bank", projetada por Pak Kitae da Universidade Nacional de Tecnologia de Seul, imita o sistema de coleta de água do besouro. O orvalho da manhã condensa sobre ela e a transmite para um frasco, que tem um bocal para beber. Uma solução que aborda aspectos sociais, econômicos e ambientais.


imagens do site  Yanko Design

Pensado nas aplicações para a construção civil, essa solução poderia ser estudada para ser aplicada nas coberturas de construções e coletar a água do orvalho de locais onde a água é escassa ou em regiões úmidas, onde o excesso de umidade pode causar danos a construção e gerar ambientes insalubres. Uma solução passiva, sem uso de energia e baseada na sabedoria de mais de 3 bilhões de anos de história da vida pela evolução da seleção natural.