parque museu | restauração de antiga área de mineração



Um espaço utilizado por uma antiga mineração em Saint-Étienne, se transformou em um parque museu.  O projeto tornou o local em um centro de cultura e também em uma área de convivência. O Parque Couriot e e o  Museu da Mina geraram qualidade para a área, transformado o ambiente e multiplicando a utilização da área.  Uma praça de pedestres tipo passarela foi criada na região leste (na imagem abaixo, localizado acima a esquerda) do parque para atravessar as vias ferroviárias e de trânsito comum e promoveram o acesso direto ao parque por pedestres, vinculando o parque ao centro da cidade.  A passarela de pedestres irá estender a praça em direção ao pátio do museu. A abordagem de arquitetura e museu oferecem atividade dentro dos muros, sem alterar a identidade dos edifícios.






O projeto realizado pelo escritório Gautier + Conquet A valorização dos edifícios do patrimônio, que abrigam novo museu, convidam para um olhar ao mesmo tempo de renovação e conhecimento do passado, pois eles abrigam uma exposição da história de um dos locais de mineração mais importantes do Saint-Etienne.

O projeto de renovação foi realizado levando em conta o respeito com a arquitetura original, as novas instalações sobrepõe  suavemente os interiores existentes. A restauração da área do do parque que rodeia o complexo, assinado pelo paisagista Michel Corajoud, também é baseada na preservação de vestígios do passado industrial: trilhos e muros são preservados para estabelecer uma conexão direta com a vida na mina.