mudanças climáticas | planejamento das cidades

A ONU, UNHABITAT, lançou em 2015 um livro que serve como instrumento para planejar estratégias urbanas prevendo as alterações climáticas. O que pode parecer óbvio, porém na maioria das vezes não são levadas em consideração.

A alteração do regime de chuvas e temperatura, por exemplo, podem mudar o abastecimento de água potável, a disponibilidade de energia elétrica, além da necessidade de remoção de moradias irregulares em locais vulneráveis e transformar a economia da cidade como um todo. A ideia do livro é integrar essas estratégias em um prazo factível para minimizar, preparar-se e ou eliminar os riscos e consequências das mudanças climáticas.


Com o planejamento é possível desenvolver soluções específicas para as principais questões  junto aos stakeholders, prever adequada captação de recursos e reduzir as perdas econômicas da cidade, como podemos ver no gráfico acima. O objetivo é desenvolver o potencial adaptativo às mudanças climáticas de acordo com as necessidades locais reduzindo a vulnerabilidade urbana, conforme ilustrado abaixo.

Imagens retiradas do livro Integrating Climate Change Into City Development Strategies (CDS)