um resort em uma casa urbana

O escritório de arquitetura ALPES green design & build desenvolveu o projeto de uma residência urbana com conceitos de resort, utilizando técnicas passivas para alcançar o bem-estar dos usuários

Os principais conceitos foram:

> ambientes  frescos, confortáveis ​​e abertos;
> espaços internos com piscinas, jardins, árvores e fluxo de ar natural;
> transições fluidas ao se deslocar pela casa;
> telhado jardim  para absorver o calor e criar espaços habitáveis ​​utilizáveis;
> materiais naturais de alta qualidade;
> economia de energia e consumo em geral.


A fachada leste é protegida parcialmente por blocos de jardineiras que refrescam o ar que entra na casa, além do sombreamento natural. O pequeno recuo evita que o sol incida diretamente sobre a fachada leste.


A fachada oeste serve como saída do ar quente, possui pequenas aberturas no design da alvenaria para que a radiação solar não atinja os ambientes internamente. 


A água no primeiro andar aparece em forma de uma piscina de 9m de comprimento que além de sua função de lazer,  resfria o ar quente que entra na casa.



As aberturas nas paredes internas, fachadas e cobertura permitem que a luz natural entre e a ventilação natural aconteça, proporcionando um ambiente saudável além da redução do consumo de energia dos sistemas ativos.


Portas de vidro expandem a visibilidade do espaço verde aberto e as transições de nível dividem os ambientes dos quartos.



O espaço verde aberto central oferece fluxo de ar, acesso a diferentes partes da casa através de escadas abertas e pontes, proporcionando a família sempre um ambiente fresco em cada ambiente.


O telhado jardim serve como isolante térmico, não deixa o calor atingir o ambiente interno, e também cria um nova área de lazer, local talvez que fosse ficar inutilizável.



Aqui podemos ver o design das estratégias de ventilação natural, proteção contra a radiação solar direta, iluminação natural entre outros.