#11 | roteiro para a localização dos ODS


Dentro dos 17 objetivos para transformar o mundo da ONU, o #11 é tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Para impulsionar  a implantação o grupo interagencial da ONU no Brasil lançou uma ferramenta que ajudará governos locais e regionais. Trata-se do Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no Nível Subnacional.

Mas afinal o que é a localização?

“Localização” é o processo de levar em consideração os contextos subnacionais na realização da agenda 2030, desde o estabelecimento de objetivos e metas até a determinação dos meios de implementação, bem como o uso de indicadores para medir e acompanhar o progresso.


O roteiro contempla 5 etapas:

1. sensibilização: conhecendo os ODS no nível subnacional
2. defendendo a ideia: incluindo uma perspectiva subnacional nas estratégias nacionais dos ODS
3. implementação: os ODS no nível local
4. acompanhamento: avaliando e aprendendo com nossas experiências
5. para onde vamos a partir daqui?

Em cada etapa será explicado como pode-se fazer a implantação, monitoramento, parcerias entre outros. Tudo isso explicado com exemplos e links para agentes promotores. 

Para aqueles que estão interessados podem fazer o download do roteiro completo clicando aqui Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no Nível Subnacional.